terça-feira, 8 de março de 2011

Luaty Beirão: “ISSO JÁ É UM GRANDE PASSO, ESTAMOS COM PICA”

.

ANA MACHADO – PÚBLICO – 08 março 2011

Luaty Beirão, o rapper conhecido pelo nome artístico de Brigadeiro Mata Frakux, que pouco depois da meia-noite de domingo foi detido, com outros activistas e jornalistas na Praça 1.º de Maio, em Luanda, afirmou ao PÚBLICO que o protesto foi "um fracasso com sabor a vitória".

"Éramos 17 pessoas. Não se passava nada, muito poucos. Depois vieram alguns jornalistas. Foi então que a polícia apareceu e disse que não podíamos estar ali, não invocaram razão nenhuma e agiram como se estivéssemos a praticar um crime. Montaram um grande aparato policial para causar impressão", contou Luaty.

A situação acabou por aquecer quando a polícia encontrou alguns panfletos onde se explicava o que fazer para não desvirtuar uma manifestação pacífica. "Revistaram-nos, não leram os nossos direitos e começaram a gritar. Eu fui algemado e levaram-me para a esquadra à revelia, sem dizerem porquê. Até havia alguns polícias conhecidos por gostarem de distribuir chapada. Mas não se passou nada", disse, sobre o que aconteceu então até ser libertado ontem de manhã.

Luaty Beirão explica que, apesar da nova Constituição apenas dizer que para realizar uma manifestação as autoridades têm de ser informadas, este tipo de iniciativa nunca é autorizada. "Foi o que se passou com a vigília que tínhamos marcado para ontem à noite."

O rapper, que num vídeo apelou à participação no protesto - "Ti Zé tira o pé, tô prazo expirou há bwé" - disse que um clima de medo se instalou entre as pessoas depois da manifestação pela paz de sábado, organizada pelo MPLA, onde havia um discurso latente sobre evitar a todo o custo o regresso à guerra.

Mesmo sem objectivos cumpridos, Luaty Beirão fala de vitória: "A estratégia do MPLA de descredibilizar a manifestação foi percebida pelas pessoas. Eles não conseguem ter a certeza do real apoio da população. Isso já é um grande passo. As pessoas deram conta que incomodam só por discutirem algo tão singelo como uma manifestação. Sentimos que podemos incomodar. Estamos com "pica". Vamos juntar-nos e ver as ideias que surgem. Talvez convocar uma coisa mais concreta, não direccionada ao fim do regime mas aos problemas da saúde ou da educação".
.

1 comentário:

Anónimo disse...

General Mata Frakuxz,
Cumpriu o serviço militar ou isso so foi para os que hoje vce diz representar, tudo parece que foi interiorizando com o tempo passado lá fora?
Para quando a liberalização da droga ( Cannabis ) ?
Educação para todos, e para os que beneficiaram e não souberam aproveitar fazemos uma vigilia?
Os bons exemplos dizem e eu tb gosto que devem se seguidos, ora bem esteve em Portugal ou UK qual foi o curso que tirou?
Engenharia, economia, medicina…… ou algo ligado a musica…como por exemplo London College of Arts ou algo parecido? Mesmo assim construir o país com musica e as suas letras poderá demorar muito mais tempo.