segunda-feira, 14 de março de 2011

Porta-voz do Departamento de Estado dos EUA pede demissão...

.

... após críticas ao Pentágono
.
CORREIO DO BRASIL, com agências internacionais - de Washington

Ex-porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, P.J. Crowley pediu demissão, neste domingo, após revelado que ele chamou o tratamento dado pelo Pentágono a um soldado dos EUA, acusado de vazamento de documentos secretos ao site Wikileaks, de “estúpido” e “ridículo”. A secretária de Estado, Hillary Clinton, em nota oficial, aceitou a demissão de P.J. Crowley com “pesar”. Ele serviu como secretário-assistente do departamento de Relações Públicas e porta-voz chefe.

Crowley disse, em nota, que apresentou a sua demissão “dado o impacto das minhas observações, pelas quais assumo total responsabilidade”. Sua demissão ocorreu dois dias depois que o presidente dos EUA, Barack Obama, foi questionado sobre as declarações de Crowley durante uma entrevista coletiva televisionada. Um correspondente da BBC informou, na semana passada, que Crowley, coronel da reserva da Força Aérea, disse a uma pequena platéia em uma universidade de Massachusetts que o tratamento dado ao ex-analista de inteligência Bradley Manning “é ridículo, contraproducente e estúpido”.

Manning, 23, está preso em uma base da Marinha no Estado da Virgínia e ficará detido durante a investigação das acusações de que ele teria vazado documentos quando servia no Iraque. Seus advogados disseram que ele está sendo maltratado na prisão militar. Mantido sozinho em sua cela 23 horas por dia, Manning é obrigado a dormir nu e é acordado várias vezes durante a noite para garantir que está a salvo, segundo o Pentágono.

A publicação no site WikiLeaks dos documentos que Manning teria vazado foi um duro golpe para a diplomacia dos EUA, uma vez que aliados e adversários do país aparecem sendo ridicularizados ou criticados em comunicações diplomáticas secretas. Em seu comunicado de domingo, Crowley disse que a divulgação não autorizada de informação confidencial é um “crime grave nos termos da lei dos EUA.”

“Meus comentários recentes sobre as condições da prisão preventiva do soldado Bradley Manning tinham a intenção de destacar o impacto mais amplo, até mesmo estratégico de ações realizadas por agências de segurança nacionais todos os dias e seu impacto em nossa posição e liderança mundial. O exercício do poder nos tempos desafiadores de hoje e com o ambiente sem trégua da mídia precisa ser prudente e coerente com nossas leis e valores”, reiterou Crowley.
.

Sem comentários: